terça-feira, 14 de setembro de 2010

1º FÓRUM COMUNITÁRIO SELO UNICEF MUNICÍPIO APROVADO



ENCONTRO COM ADOLESCENTES PARA PREPARAÇÃO DO FÓRUM

O CMDCA (Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente) de Nordestina, realiza nesta quarta-feira, 15 de setembro de 2010 o 1º Fórum Comunitário Selo Unicef Municipio Aprova, edição 2009-2012, no Clube Recreativo Nélio Amambahy Ferreira, com início às 07:30 hs com duração prevista aé o meio dia.

O Selo UNICEf é uma certificação concedida pelo UNICEF aos municípios que comprovadamente realizam trabalhos na área de infância e adlescência projetatando-o internacionalmente.
O Selo UNICEF Município Aprovado é uma iniciativa que fortalece a caminhada do país rumo aos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM), buscando garantir para cada criança e adolescente o direito de sobreviver e se desenvolver, aprender, proteger-se do HIV/AIDS, crescer sem violência e ser prioridade nas políticas públicas.

ADOLESCENTES EM CENA

Tarde Cultural do PETI


Aconteceu no dia 26 de agosto no Clube Recreativo Nélio Amambahy Ferreira, a primeira tarde cultural promovida pela equipe do PETI, com o apoio da Secretaria de Assistência Social. No evento estiveram presentes a primeira dama Dona Eliete, a Secretária de assistência Social Maria das Graças, a Secretária de Educação Maria Gorete, o vice prefeito Nelson Reis Moura, a presidnte do CMDCA Maria Ilza, a vice presidente do Conselho Municipal da Assistência Social Alessandra Vieira, entre outros.
A realização do projeto é algo de grande importância pois além da exposição que mostrava artefatos utilizados pelos sertanejos no seu dia a dia, foram feitas pequenas encenações de lendas da região,pelas crianças e adolescentes do PETI bem como, costumes tradicionais como curanderismo e utilização de ervas como substituição a medicamentos.

Certamente, muitos que estiveram lá viajaram no tempo e encontraram-se nos objetos da exposição.

quarta-feira, 1 de setembro de 2010

REUNIÃO DA COMISSÃO PRÓ SELO

Na segunda-feira dia 23/08 houve uma reunião da Comissão Pró Selo com a articuladora municipal do Selo Unicef, Maria Ilza Ferreira da Silva. A Comissão é formada pr Marnilde andrade Reis, Secetária dos Conselhos Alessandra Vieira Araujo, responsável pela Biblioteca Municipal, Soliene Brito da Silva, Educadora do Projovem Adolescente, Gerian Carneiro, tambem educador do Projovem e Ciceide Bispo dos Santos, que representou os adolescentes no 2ºciclo de capacitações do Selo Unicef, em Feira de Santana. Na reunião foram discutidos os dados da Linha de Base, entregue ao Município pelo UNICEF e foram traçadas estratégias para a formulação do diagnóstico da situação das criaças e adlescentes do nosso município. O 1º Fórum do Selo Unicef Edição 2009-2012 será realizado no dia 15 de setembro de 2010, toda a equipe envolvida na organização espera que a população compareça ao event que é o momento de discussão de melhorias para crianças e adolescentes, o que implica em uma qualidade de vida melhor para todos nós.

segunda-feira, 19 de julho de 2010

PARTICIPAÇÃO DE ADOLESCENTES


Pela primeira vez os adolescente foram convidados a participarem do encontro, podendo expressar sua preocupações e anseios no tocante a discussão de políticas públicas para crianças e adolescentes.

quinta-feira, 15 de julho de 2010

NORDESTINA PARTICIPA DO 2º CICLO DE CAPACITAÇÕES PARA O SELO UNICEF 2009 - 2012


Nos dias 9 e 10 de junho, aconteceu o 2º ciclo de capacitações do Selo UNICEF Município Aprovado 2009 - 2012. Pela primeira vez os adolescentes foram convidados a participarem do evento.Na oportunidade foram passadas as instruções para a realização do I Fórum Comunitário.

O QUE É O SELO UNICEF MUNICIPIO APROVADO?

É uma iniciativa baseada na mobilização social pela garantia dos direitos da infância e adolescência. Os municípios inscritos no programa comprometem-se a planejar e desenvolver ações pelo alcance de objetivos nas áreas de educação, saúde, proteção e participação social das crianças e adolescentes.O UNICEF promove o desenvolvimento e capacidade de diversos atores para incentivar e qualificar a sua participação na elaboração e no fortalecimento das políticas públicas para meninas e meninos de até 17 anos; monitora e avalia o desempenho dos municípios, a partir de um conjunto de indicadores sociais; certifica e reconhece os esforços de municípios que alcançam os maiores avanços na melhoria da vida da infância e adolescência.

quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

O QUE É O SELO UNICEF?

O Selo UNICEF Município Aprovado é uma estratégia para promover os direitos das
crianças e adolescentes e contribuir para o Brasil alcançar os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM). Através do Selo, são desenvolvidas as
capacidades dos gestores municipais e atores locais, monitoradas e avaliadas as
políticas e o impacto da gestão municipal e da participação social na vida de
meninos e meninas. Os municípios do Semiárido que se inscrevem no Selo
assumem um compromisso de melhorar a vida de crianças e adolescentes,
implementando e aprimorando programas e políticas de atenção à infância. Os
municípios que conseguem os maiores avanços obtém um reconhecimento
internacional: o Selo UNICEF Município Aprovado.
O município se enche de vida e de entusiasmo para superar os desafios, articula e
une forças em prol das crianças. Prefeitura, sociedade civil, escolas, famílias, grupos religiosos e culturais e diversos setores se envolvem neste processo.
Meninas e meninos também têm participação garantida, que é indispensável para
o sucesso dessa iniciativa.
ODMs - Em setembro de 2000, a Cúpula do Milênio reuniu o maior número de
dirigentes mundiais da história da humanidade, na sede da Organização das
Nações Unidas (ONU), em Nova Iorque. Líderes e representantes dos países-
membros da ONU se uniram para refletir sobre o destino comum da humanidade.
Juntos, assinaram a Declaração do Milênio e definiram metas a serem cumpridas
até 2015. O governo brasileiro é um dos signatários deste documento e assumiu,
com 188 outros países, o compromisso de alcançar 8 objetivos:
1 - Erradicar a extrema pobreza e a fome
2 - Atingir o ensino básico universal
3 - Promover a igualdade entre os sexos e a autonomia das mulheres
4 - Reduzir a mortalidade infantil
5 - Melhorar a saúde materna
6 - Combater o HIV/Aids, a malária e outras doenças
7 - Garantir a sustentabilidade ambiental
8 - Estabelecer uma parceria mundial para o desenvolvimento
Os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio representam um compromisso do
Estado perante a comunidade internacional e a sociedade civil brasileira e também
um marco de referência mundial que cada país está aplicando para poder garantir
os direitos de cada ser humano, e das crianças e adolescentes em particular .